Por que o React está crescendo tanto?

O React se originou para o desenvolvimento do Facebook como uma biblioteca JavaScript (JS), que cria interfaces de usuários (UI) para aplicativos de página na Web. Essa uma das razões que explica o motivo do seu crescimento tem aumentado. 

É considerada uma ferramenta muito simples e leve, que qualquer desenvolvedor de JavaScript pode começar a desenvolver a partir de alguns tutoriais encontrados em vídeos ou em formato de conteúdo escrito. Além disso, o JavaScript tem sido a linguagem de programação que mais tem evoluído atualmente.

Através do React é possível que seus desenvolvedores criem grandes aplicativos de Web podendo alterar dados, sem que seja necessário recarregar a página. Seu principal objetivo é ser simples, rápido e escalável, funcionando apenas em interfaces de usuários no aplicativo, o que corresponde à visualização no modelo MVC. Dessa forma, podendo ser usado como combinação de demais bibliotecas ou estruturas JavaScript. Por exemplo, Angular JS no MVC. 

Além de ser muito simples o seu desenvolvimento, o React também tem menores chances de erros de codificação. 

Veja agora os dois principais recursos do React: JSX e React Native.

O JSX  (abreviação de JavaScript eXtension) é um JavaScript simples que vai permitir a citação em HTML e usar essa sintaxe de tag HTML para renderizar subcomponentes. A sintaxe HTML é processada em chamadas JavaScript do React Framework, sendo compatível com qualquer plataforma de navegador com a qual você esteja trabalhando.

Durante esse processo, os navegadores criam o que é chamado de DOM (Document Object Model). Isso nada mais é que uma árvore representativa de como a página da web é organizada. Os desenvolvedores podem adicionar conteúdo dinâmico a seus projetos, modificando o DOM com idiomas como JavaScript.

Seu uso não é obrigatório, entretanto o JSX apresenta vantagens com sua simplicidade em abrir e fechar tags XML, garantia de legibilidade, fácil manutenção, além de otimizar o código ao fazer a compilação, fazendo com que execute mais rápido que JavaScript. O React utilizada um DOM Virtual que alcança a máxima eficiência proporcionando uma renderização muito mais eficiente e é mais fácil trabalhar em tempo real.

Já o React Native possui bibliotecas nativas que fornecem a arquitetura para aplicativos nativos como iOS e Android. Ele é uma estrutura de criação de aplicativos móveis utilizando apenas o JavaScript, permitindo que inclua uma biblioteca móvel avançada da interface do usuário. A principal vantagem do React Native é permitir componentes escritos em Objective-C, Java ou Swift.

Com isso, podemos destacar os principais benefícios do React em:

  • Uma biblioteca gratuita e de código aberto;
  • Uma curva de aprendizado direta, simplificando a adoção;
  • Um DOM leve que geralmente resulta em desempenho forte;
  • A capacidade de criar, reutilizar e combinar componentes no seu código.

Em exemplos práticos, podemos indicar que grandes empresas já integraram o React em seus aplicativos Web. Em destaque para a Netflix, Twitter e Airbnb.

Então, que tal aplicar React no desenvolvimento do seu app?

A HIT te ajuda nos melhores desenvolvimentos de aplicativos de Android ou iOS. Surpreenda seus usuários com um app perfeito!

Você pode conversar com um de nossos especialistas ou fazer uma consultoria gratuita ao nosso lado!  

 

Posted in Tecnologia.

Deixe um comentário